O ex-prefeito de Maceió JHC (PSDB) aparece na liderança da disputa pelo Governo de Alagoas e, de acordo com uma nova pesquisa eleitoral, teria votos suficientes para encerrar a eleição ainda no primeiro turno.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Ranking, contratado pelo portal CadaMinuto, e divulgado nesta sexta-feira (28). Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, JHC aparece com 46,41% das intenções de voto.

O senador e ex-governador Renan Filho (MDB) ocupa a segunda colocação, com 33,88%. Na sequência aparecem Lenilda Luna (UP), com 0,66%, e Márcio Jambo (Democrata), com 0,49%.

Segundo os números divulgados pelo CadaMinuto, 10,22% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, enquanto 8,33% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

JHC supera soma dos adversários

Considerando os percentuais apresentados na pesquisa estimulada, JHC registra sozinho uma intenção de voto superior à soma dos três demais candidatos, que chegam a 35,03%.

O resultado também indica que, entre os votos válidos, o candidato do PSDB ultrapassaria os 50% necessários para uma vitória no primeiro turno.

A legislação eleitoral considera apenas os votos válidos para definir se um candidato alcançou maioria absoluta na primeira etapa da eleição, excluindo votos brancos e nulos.

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, JHC também aparece à frente.

O ex-prefeito foi citado por 21,10% dos entrevistados, enquanto Renan Filho registrou 16,32%.

Apesar da vantagem dos dois principais nomes, a pesquisa mostra um elevado percentual de eleitores que ainda não definiu sua escolha. 57,05% disseram não saber ou não responderam. Outros 3,30% afirmaram que votariam branco ou nulo.

Maioria defende mudança no estado

O levantamento também perguntou aos entrevistados sobre a avaliação do modelo de gestão atualmente adotado em Alagoas.

Para 54,33%, o estado deveria seguir por um caminho diferente. Já 36,03% disseram defender a continuidade do atual modelo de gestão. Outros 9,65% não souberam responder.

Dados da pesquisa Ranking

De acordo com o CadaMinuto, o levantamento do Instituto Ranking ouviu 1.200 eleitores em 50 municípios alagoanos, nos dias 23 e 24 de agosto.

A pesquisa tem margem de erro de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número AL-03739/2026.

Os números devem ser interpretados como intenções de voto no período em que a pesquisa foi realizada e não representam previsão ou garantia do resultado das eleições.