Uma operação da Polícia Civil de Alagoas, deflagrada para combater crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, resultou na prisão de 11 homens nesta segunda-feira (1).

Os mandados judiciais e as fiscalizações de campo ocorrem em Maceió, Rio Largo e em outras cidades do interior do estado.

Do total de capturas registradas até o momento, quatro ocorreram em cumprimento a mandados de prisão preventiva ou definitiva expedidos pelo Poder Judiciário. Os outros sete alvos foram presos em flagrante pelas equipes policiais durante as incursões.

A ofensiva, denominada Operação Mulher Segura, é coordenada pela delegada Ana Luiza Nogueira, chefe da coordenação das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs).

Os trabalhos mobilizam agentes e viaturas de diferentes forças operacionais do estado, incluindo: Equipes de investigação e táticas das próprias DEAMs; Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE); Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit); Departamento de Aviação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Segundo a coordenação das DEAMs, a mobilização policial não se restringirá ao balanço das primeiras 24 horas.

O planejamento estratégico do setor de inteligência definiu que a operação será executada de forma perene em Alagoas, com ações contínuas programadas para os próximos sete meses, estendendo-se até dezembro.

Os suspeitos presos foram encaminhados para as unidades policiais da capital e das sedes regionais, onde passam pelos procedimentos legais cabíveis antes de serem transferidos para o sistema prisional do estado.