O São Paulo está nas quartas de final da Copa Sul-Americana 2026. Na noite desta terça-feira (18), o Tricolor venceu o Bolívar por 3 a 1, no MorumBIS, pelo jogo de volta das oitavas de final, e confirmou a classificação com 4 a 2 no placar agregado.
Luciano, Calleri e Sabino marcaram os gols da equipe paulista. Dairon Asprilla descontou para o time boliviano. O resultado também encerrou um longo jejum de vitórias do São Paulo, que ainda não havia vencido desde o retorno da pausa para a Copa do Mundo.
O primeiro confronto, disputado em La Paz, terminou empatado em 1 a 1. Com a igualdade, o São Paulo precisava vencer no MorumBIS para avançar, enquanto um novo empate levaria a decisão para os pênaltis.
Luciano abre vantagem no primeiro tempo
Empurrado pela torcida, o São Paulo começou a partida buscando controlar as ações e conseguiu abrir o placar aos 17 minutos.
Danielzinho avançou pelo lado esquerdo e fez o cruzamento para a área. Luciano se antecipou à marcação e finalizou para colocar o Tricolor em vantagem.
O gol deixou o time paulista mais confortável na partida. O Bolívar tentou reagir, mas encontrou dificuldades para criar oportunidades claras diante da defesa são-paulina.
Antes do intervalo, os donos da casa ainda tiveram outras chances para ampliar a vantagem.
Bolívar empata com golaço
O segundo tempo começou com o São Paulo administrando o resultado, mas o Bolívar voltou mais agressivo.
Aos 15 minutos, Dairon Asprilla recebeu próximo à entrada da área e acertou um chute colocado no ângulo de Rafael. O goleiro são-paulino não conseguiu alcançar a bola, e os visitantes deixaram tudo igual: 1 a 1.
O empate aumentou a tensão no MorumBIS, mas a resposta do São Paulo veio rapidamente.
Calleri recoloca o Tricolor na frente
Aos 20 minutos, o árbitro foi chamado pelo VAR para analisar um lance dentro da área. Após a revisão, foi marcado pênalti a favor do São Paulo por toque no braço do defensor Santiago Echeverría.
Calleri assumiu a responsabilidade e bateu com precisão, recolocando o Tricolor na frente.
Com o 2 a 1 no placar, o São Paulo voltou a controlar a partida e passou a jogar com mais tranquilidade.
Sabino marca e confirma classificação
O terceiro gol saiu aos 31 minutos.
Artur cobrou escanteio para a área, e Sabino subiu mais alto que os defensores do Bolívar para cabecear firme e marcar o terceiro do São Paulo.
A vantagem de dois gols praticamente definiu a classificação. Nos minutos finais, o time boliviano tentou diminuir novamente, mas não conseguiu alterar o resultado.
Nos acréscimos, Ferreira ainda acertou a trave em uma finalização após passe de Danielzinho.
Boca Juniors será o adversário nas quartas
Com a vitória, o São Paulo terá pela frente um dos clubes mais tradicionais do futebol sul-americano.
O adversário nas quartas de final será o Boca Juniors, que eliminou o Deportivo Recoleta com vitória por 4 a 0 no segundo jogo e placar agregado de 7 a 1.
Os confrontos entre São Paulo e Boca estão previstos para ocorrer entre os dias 8 e 17 de setembro. O primeiro jogo será na Argentina, enquanto a partida de volta acontecerá no MorumBIS.
A classificação representa um importante alívio para o São Paulo, que atravessava um período de resultados negativos. Além de seguir vivo na disputa pelo título continental, o clube também garante uma importante premiação pela passagem às quartas de final.
