Estudantes de diferentes regiões do Brasil se reúnem a partir desta segunda-feira (3), em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, para a Jornada de Foguetes 2026, uma das principais etapas da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). A competição reúne equipes formadas por alunos que obtiveram os melhores desempenhos nos lançamentos realizados em maio.

A iniciativa coloca ciência, matemática, física e química em prática e também conta com um ingrediente que tem dado orgulho aos alagoanos: o estado vem se destacando nacionalmente na competição.

Em Alagoas, 51.320 estudantes de 321 escolas públicas e privadas participaram da OBA e da OBAFOG em 2026. Somente na rede estadual, foram 6.597 alunos de 60 escolas. A participação resultou em 158 medalhistas na OBA e, na OBAFOG, foram conquistadas 84 medalhas, sendo 17 de ouro, 30 de prata e 37 de bronze.

Jornada começa nesta segunda-feira

A Jornada de Foguetes será realizada no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, e reunirá equipes de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

Ao todo, 18 equipes participam da programação. Dezesseis delas competirão em etapas realizadas até dezembro deste ano, enquanto outras duas turmas terão atividades previstas para fevereiro de 2027.

A programação inclui lançamentos, oficinas, palestras, observação do céu, sessões de planetário e atividades voltadas ao desenvolvimento de novos modelos de foguetes.

Os estudantes também terão contato com projetos desenvolvidos por equipes universitárias que trabalham na construção de foguetes de maior porte.

Mais do que uma disputa

A proposta da OBAFOG não se resume a descobrir qual foguete consegue percorrer a maior distância.

A competição é construída para transformar conteúdos escolares em experimentos. Os alunos trabalham em equipe, projetam os modelos, constroem as bases de lançamento, testam os protótipos e analisam os resultados.

Na Jornada, os participantes também terão contato com modelos diferentes dos utilizados nas etapas anteriores, incluindo foguetes com componentes eletrônicos e sistemas de paraquedas.

A programação ainda prevê atividades de comunicação oral, nas quais os estudantes precisam apresentar os foguetes e explicar como as estruturas foram desenvolvidas.

A OBAFOG é uma competição experimental em que os participantes constroem e lançam foguetes a partir de bases de lançamento, buscando alcançar a maior distância possível. As equipes podem ser formadas individualmente ou por até três estudantes.

Alagoas tem tradição na competição

O desempenho dos estudantes alagoanos não é novidade.

Em 2025, a Escola Estadual Professora Benedita Maria Rufino de Chagas Coelho, de Murici, venceu uma das etapas da Jornada de Foguetes em Barra do Piraí.

Na ocasião, a equipe Biu Cosmos havia alcançado cerca de 325 metros na OBAFOG, resultado que garantiu o convite para a competição nacional. A equipe alagoana chegou a ficar entre os dez melhores lançamentos de seu grupo e conquistou o título da Jornada.

A escola também já havia sido vice-campeã da Copa Nordeste de Foguetes e, posteriormente, passou a desenvolver novas ações para levar o projeto de construção de foguetes a estudantes da rede municipal de Murici.

O resultado aparece também em 2026

A tradição alagoana ganhou novos capítulos neste ano.

A Escola Estadual Benedita Maria Rufino de Chagas conquistou oito medalhas de ouro na OBAFOG 2026. A unidade também venceu, em junho, o nível 4 da Copa Mundaú de Foguetes, realizada durante o Encontro de Astronomia do Nordeste, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Duas semanas antes, a escola havia conquistado a Copa Nordeste de Foguetes, depois de ter sido vice-campeã na edição anterior.

Outras escolas estaduais também tiveram alunos premiados na OBAFOG, entre elas unidades de Maravilha, Minador do Negrão, Maceió, Penedo, Murici, Santana do Ipanema e os Colégios da Polícia Militar Tiradentes – unidades Capital e Agreste.

Ciência que começa na escola

A participação de Alagoas em competições desse tipo mostra como experiências práticas podem aproximar os estudantes das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Em maio, por exemplo, alunos das escolas SESI Centro e SESI SENAI Benedito Bentes participaram de oficinas de construção de foguetes em preparação para a seletiva da OBAFOG realizada na Ufal.

Durante as atividades, os estudantes trabalharam conceitos de matemática, física, química e aerodinâmica antes de colocar os protótipos em lançamento.

A própria estrutura da OBAFOG utiliza diferentes modelos de foguetes de acordo com a faixa escolar. Há protótipos impulsionados por ar comprimido, água e ar comprimido, além de modelos que utilizam a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio.

Ufal também fortalece o cenário científico alagoano

O crescimento da astronomia e da astronáutica entre estudantes ocorre paralelamente a iniciativas acadêmicas realizadas no estado.

Em junho, Alagoas recebeu o 24º Encontro de Astronomia do Nordeste, com atividades na Universidade Federal de Alagoas e no Instituto Federal de Alagoas.

A programação incluiu a Copa Mundaú de Foguetes, competição estudantil inspirada na OBAFOG, além de demonstrações de lançamentos de foguetes universitários experimentais e atividades abertas ao público.

O evento aproximou estudantes de pesquisadores e ampliou o contato da comunidade escolar com temas relacionados à astronomia e à exploração espacial.

Impacto para a educação em Alagoas

O envolvimento de milhares de alunos nas olimpíadas científicas representa uma oportunidade de ampliar o interesse por disciplinas que muitas vezes são consideradas difíceis ou distantes da realidade dos estudantes.

Quando um aluno constrói um foguete e acompanha seu lançamento, conceitos como força, pressão, trajetória, velocidade, reação química e aerodinâmica deixam de ser apenas fórmulas apresentadas no quadro e passam a fazer parte de uma experiência concreta.

Além disso, competições nacionais possibilitam que jovens de municípios alagoanos conheçam outras regiões do país, convivam com estudantes de diferentes estados e tenham contato com profissionais e instituições ligadas à ciência.

Para escolas do interior, o impacto pode ser ainda maior ao mostrar aos alunos que a produção científica e tecnológica também pode nascer dentro de suas próprias comunidades.

Alagoas volta os olhos para o céu

A Jornada de Foguetes 2026 começa com estudantes de todo o país colocando em prática aquilo que aprenderam durante meses de preparação.

Para Alagoas, a competição representa também a continuidade de uma trajetória que já produziu medalhas, títulos nacionais e experiências que ultrapassam os muros das escolas.

Com mais de 51 mil estudantes envolvidos nas duas olimpíadas em 2026, dezenas de medalhas conquistadas e escolas que vêm acumulando resultados expressivos, o estado mostra que a ciência pode encontrar terreno fértil quando recebe incentivo, estrutura e espaço para experimentação.

E, enquanto os foguetes sobem em Barra do Piraí, uma nova geração de estudantes alagoanos começa a descobrir que, muitas vezes, o primeiro passo para alcançar o espaço pode começar dentro da própria escola.