O CSA terá que buscar uma reação no Estádio Rei Pelé para continuar sonhando com o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (27), o Azulão foi derrotado pelo Nacional-AM por 3 a 1, na Arena da Amazônia, pelo jogo de ida do playoff de acesso da Série D.
O resultado deixou a equipe alagoana em situação delicada. Para garantir a vaga na terceira divisão nacional, o CSA precisará vencer o confronto de volta por dois gols de diferença. Uma vitória por 3 a 1, por exemplo, será suficiente para assegurar a classificação pelo critério de melhor campanha. Não haverá disputa por pênaltis nesta fase.
A partida decisiva está marcada para a próxima quinta-feira (3 de setembro), às 20h, no Rei Pelé, em Maceió.
Nacional-AM aproveita início ruim do CSA
O principal problema do Azulão aconteceu no primeiro tempo.
O Nacional-AM começou a partida com muita intensidade e conseguiu abrir vantagem rapidamente. Sassá, ex-Botafogo e Cruzeiro, marcou o primeiro gol da equipe amazonense.
Pouco depois, o Nacional ampliou a vantagem, deixando o CSA em uma situação complicada ainda nos primeiros minutos.
O time alagoano encontrou dificuldades para controlar a pressão dos donos da casa e terminou a primeira etapa com três gols sofridos.
Além de Sassá, Renan e Rafael Marcos também balançaram as redes para o Nacional-AM. O gol do CSA foi marcado por Matheus Melo.
CSA reage no segundo tempo
Depois do intervalo, o comportamento do Azulão foi diferente.
O técnico Moacir Júnior fez alterações e a equipe conseguiu equilibrar o confronto. O CSA passou a ter mais posse de bola e encontrou espaços para chegar ao ataque.
A principal oportunidade da segunda etapa veio em uma cabeçada de Félix Jorge, defendida pelo goleiro do Nacional-AM.
Apesar da melhora, o CSA não conseguiu diminuir a vantagem construída pelo adversário.
Para Moacir Júnior, foram dois tempos completamente diferentes.
O treinador reconheceu que a equipe teve um desempenho ruim na etapa inicial, mas avaliou positivamente a reação após o intervalo.
Moacir mantém confiança na classificação
Apesar da derrota, o técnico do CSA afirmou que acredita na possibilidade de reversão do resultado em Maceió.
Segundo Moacir, uma vitória por dois gols no Rei Pelé será suficiente para colocar o Azulão na Série C.
O treinador também pediu que o elenco deixe rapidamente para trás o resultado em Manaus e concentre os esforços na preparação para a decisão.
A avaliação da comissão técnica é de que o CSA precisa corrigir principalmente a postura apresentada nos primeiros minutos.
“É muito possível você fazer esse placar lá em casa”, afirmou Moacir Júnior após a partida.
O que o CSA precisa fazer
A situação do confronto ficou clara após o primeiro jogo:
- Vitória do CSA por dois gols: Azulão conquista o acesso;
- Vitória do CSA por três ou mais gols: Azulão também avança;
- Vitória do CSA por um gol: Nacional-AM fica com a vaga;
- Empate: Nacional-AM avança;
- Derrota do CSA: Nacional-AM conquista o acesso.
O CSA entra em campo sabendo exatamente qual resultado precisa buscar.
Rei Pelé será decisivo
A possibilidade de decidir a classificação em Maceió era uma das principais vantagens do CSA antes do início do playoff.
O clube alagoano chegou à fase com melhor campanha e, por isso, tinha o direito de fazer o segundo jogo em casa. Antes da derrota em Manaus, a equipe também possuía vantagem no placar agregado.
Agora, porém, a vantagem foi transformada em obrigação.
O CSA terá que usar o fator casa para tentar devolver ao Nacional-AM a diferença construída na Arena da Amazônia.
Campanha em casa pode alimentar esperança
Apesar do resultado negativo fora de casa, o retrospecto do CSA no Rei Pelé durante a Série D é um argumento para o torcedor acreditar na reação.
Segundo o levantamento do ge, o Azulão venceu cinco partidas, empatou três e perdeu uma como mandante na competição antes da decisão contra o Nacional-AM.
O desafio, desta vez, será vencer por pelo menos dois gols de diferença.
A missão não é simples, mas o CSA terá 90 minutos diante de sua torcida para tentar buscar a classificação.
Novo formato da Série D aumentou disputa por acesso
O playoff entre CSA e Nacional-AM existe por causa da mudança no formato da Série D em 2026.
A competição passou a distribuir seis vagas para a Série C de 2027, duas a mais do que nos anos anteriores.
Os quatro semifinalistas garantiram automaticamente o acesso. As duas vagas restantes são disputadas pelos clubes eliminados nas quartas de final, em dois playoffs.
O ASA, outro representante de Alagoas, já garantiu sua vaga na Série C de 2027.
Por isso, uma eventual classificação do CSA faria com que Alagoas tivesse dois clubes na terceira divisão nacional na próxima temporada.
Duelo também tem peso para o futebol alagoano
O confronto ganhou importância ainda maior para o estado.
Com o ASA já garantido na Série C, o CSA pode ampliar para dois o número de representantes alagoanos na competição nacional em 2027.
Além do aspecto esportivo, o acesso representa maior calendário nacional, novas possibilidades de receita e mais exposição para o clube.
Por outro lado, uma eliminação significaria o CSA permanecer na Série D pelo segundo ano consecutivo.
Alagoas Alerta
O CSA deixou Manaus em desvantagem, mas ainda depende apenas de si para conquistar o acesso.
A derrota por 3 a 1 colocou o Azulão diante de uma missão clara: vencer por dois gols de diferença no Rei Pelé.
O primeiro tempo em Manaus precisa ser tratado como alerta pela comissão técnica. No segundo, a equipe mostrou que consegue competir e criar oportunidades.
Agora, a diferença terá que aparecer no placar.
Na próxima quinta-feira, Maceió será palco de uma decisão que pode definir o futuro do CSA no futebol nacional.
A torcida azulina terá 90 minutos para empurrar o time em busca da virada e do retorno à Série C.
