Visando incentivar práticas positivas e a geração de renda para cooperados de Maceió, a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb) levou a Tenda Sustentável para mais uma edição do Festival Sabores de Alagoas, que ocorreu de 20 a 23 de agosto, no Corredor Vera Arruda, localizado no bairro da Jatiúca. O destaque foi o trabalho da Coopmundaú, cooperativa parceira da Prefeitura de Maceió, que coletou mais de 200 quilos de recicláveis durante os três dias do evento.

No local, educadores ambientais ficaram responsáveis por orientar os frequentadores a respeito de como serem mais sustentáveis no dia a dia, além de oferecer oficina de sabão artesanal, produzido com óleo de cozinha usado, e que foram distribuídos do final de cada dia de evento, totalizando 100 unidades. As crianças que foram à tenda ganharam um dos mais de 100 brinquedos produzidos com materiais recicláveis, alguns coletados em pontos de lixo onde o órgão atua diariamente.

Crianças receberam brinquedos feitos com materiais recicláveis. Foto: Ascom Alurb
Crianças receberam brinquedos feitos com materiais recicláveis. Foto: Ascom Alurb

O evento gratuito, promovido pela Associação de Bares e Restaurantes de Alagoas(Abrasel), contou com cerca de 25 restaurantes renomados para celebrar a culinária tipicamente alagoana a partir da comercialização de pratos com o valor único de R$ 25,00.

É o terceiro ano que a Alurb participa com a Tenda Sustentável no evento, fortalecendo a educação ambiental e a geração de renda extra para as cooperativas parceiras do município no recolhimento de recicláveis gerados.

Coleta seletiva representa renda extra para cooperativas. Foto: Ascom Alurb
Coleta seletiva representa renda extra para cooperativas. Foto: Ascom Alurb

"A atuação das cooperativas tem sido importante em eventos de parceiros, trazendo para elas mais uma opção de renda. Além disso, o foco é que esses materiais tenham a destinação correta e o meio ambiente não seja prejudicado com um possível descarte irregular. Nosso intuito também é entrar na mente das pessoas com práticas positivas, fazendo com que o cidadão seja nosso aliado no dia a dia, cuidando de todo resíduo gerado em sua residência", completou Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.